PROFESSORES

4 comentários:

  1. Olá, meninos e meninas da 601, 701 e 702 do turno matutino,

    depois que o papai Noel passar e deixar muitos presentes de Paz, Harmonia e Esperança, não esqueçam que...segunda-feira tem cópia. Ho, Ho, Ho.
    Da professora,
    Elisângela.

    ResponderExcluir
  2. Pensaram que eu esqueci do 1º ano médio da manhã.

    Espero que neste Natal um tsunami de ideias e um furacão de motivação tome conta dos seus corações e que na segunda-feira voces estejam inebriados da ressaca causada pelo...TRABALHO DE LITERATURA.
    Baijos e FELIZ NATAL.
    Da professora,
    Elisângela.

    ResponderExcluir
  3. De agosto a dezembro participei do Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. O Encerramento foi no dia 16 de dezembro. A ultima parte do curso foi uma avaliação do curso. Produzi o seguinte texto:

    PORTFÓLIO parte final – FRANCISCO DA SILVA ARAUJO - Estado do Pará

    MÓDULO VI
    Caros professores, colegas de curso, amigo(a)s
    O curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador encerra-se com sucesso absoluto. Vários foram os fatores determinantes como: a relevância do assunto estudado para se compreender a lógica da juventude na escola atualmente, o empenho dos participantes com intercâmbio de ideias, reflexões, histórias e metodologias, assim como dos professores tutores, com incentivo, cobranças, orientações, respostas às dúvidas sempre em tempo recorde.
    Começando pelo final, temos muito a agradecer o bom apoio que tivemos do Miguel, Helen e André, assim como outros professores envolvidos nesse curso, em todos os momentos de dificuldades e sobre como agir em determinados momentos do curso. As chamada para se animar, para fazer as atividades e as instigações sobre melhores esclarecimentos e continuação do debate sobre temas relevantes
    Neste tempo de curso nós, participantes tivemos muitos desafios, principalmente por acrescentar uma atividade tão importante, em um tempo indisponível para o professor. Todos sabem que termos atividades em todos os turnos e ainda levamos trabalhos para fazer em casa nos fins de semana. É inegável que as dificuldades com a tecnologia ainda existe nesse Brasil. Ainda não estamos com os pés firmes na era digital, e estamos habituados ainda aos modelos do passado. As tecnologias que nos disponibilizam, a internet ainda é muito frágil, principalmente em nosso estado continental. Nesse contexto ficaram alguns dos nossos. Nós estamos na linha de chegada. Houve muita colaboração, muito incentivo. Olhamos para a realidade dos nossos jovens do ensino médio. Sua forma de encarar sua realidade e buscar seus objetivos nos disseram que não se desiste por pouco obstáculo.
    Deveras, foi esse desafio de fazer algo novo, de nos preparar para o que nos espera a cada dia na escola, no famoso embate formação e capacitação dos jovens para a vida e para o trabalho e o contexto vivido, que nos incentivaram a persistir. E agora saboreamos o gosto de vitória, pelo final do curso. O grande diferencial deste foi o olhar do ponto de vista dos jovens, destacando daí o seu comportamento, sua visão sobre o que significa a escola, seus objetivos de vida, sua cultura, seu território. O grande desafio é o sistema educacional que não tem essa visão e põe todos educandos, sem distinção, no "mesmo balaio", com o mesmo currículos, conteúdos, profissionais, didáticas e métodos de avaliação. É perceptível os resultados que cada um almeja, nunca os mesmo.
    E sensato que esse tipo de formação se aprofunde em outro nível com visão sequencial, com aprofundamento dos assuntos, com os mesmos formadores, para não ficarmos pelo caminho apenas como uma experiência formativa que deu certo. Ademais, saudações natalinas e esperamos mnos encontrar na continuação dos estudos.
    Francisco da Silva Araújo

    ResponderExcluir
  4. Estudei nessa escola até a quarta serie, logo depois fui pra Manaus com toda minha família, hoje estou em São Paulo, olho para trás e vejo como essa escola evoluiu, me emociono em saber que comecei a minha estruturação escolar nessa instituição.

    ResponderExcluir